Fiemg orienta sobre desafios das empresas familiares

Portal do Sistema Fiemg - Data de Publicação: 12/05/2010

 
Na foto, o diretor da Chess CBS, Roger Maia (à direita) com a gestora Camilla Cavalcanti e o Assessor de relações sindicais, Antônio Marum.

A Assessoria de Relações Sindicais da Fiemg (ARS) realizou nesta terça-feira, dia 11 de maio, o Programa Gestão para Empresas de base Familiar. O conteúdo foi desenvolvido em conjunto com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento da Fiemg, pelo consultor Roger Maia de Carvalho, especialista pela Universidade de Londres. De acordo com ele, o objetivo é realizar uma avaliação da estrutura empresarial, sugerindo instrumentos para uma gestão moderna com visão estratégica e proposição de novos modelos organizacionais. “A idéia é levantar questões e sugerir formas de abordagem utilizando a metodologia construtivista”, disse.

A edição desta terça-feira contou com a participação da gestora do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Camilla Cavalcanti, que destacou o papel da Fiemg como referência para a construção do programa nacional. Em 2007, ela visitou Minas Gerais e se encantou com projetos inovadores como planejamento estratégico para sindicatos. “Através do PDA, a CNI dá apoio a projetos inovadores com foco no associativismo e ajuda replicar para outros estados e fortalecer as indústrias”.

Neste sentido, o assessor de Relações Sindicais (ARS), Antônio Marum, enfatiza a importância do Programa, que vem ao encontro dos desafios das empresas. “O curso para empresas familiares foi demanda dos próprios sindicatos”, salientou. A iniciativa vem percorrendo todas as regionais da Fiemg em seu trabalho de interiorização. No apoio ao associativismo, a Fiemg realiza sistematicamente o Projeto Dirigente, o Fórum de Líderes e encontros com coordenadores de sindicatos, entre outras programações.